segunda-feira, 2 de maio de 2016

Cientista afirma que vivemos uma ilusão e que a nossa própria mente nos oculta a realidade

Vemos a realidade como ela é - ou será que vivemos dentro de uma “ilusão estilo Matrix”, criada por nossas próprias mentes?

Segundo o neurocientista Donald Hoffman, é bem provável que nada do que você vê seja realmente “real”.
Hoffman acredita que nossos cérebros escondem a VERDADEIRA realidade de nós, porque — dito de maneira simples — ela poderia explodir nossas mentes assustadas.
Hoffman diz que nossos cérebros evoluíram para simplificar as coisas, como a área de trabalho de um computador, que simplifica nossa visualização dos arquivos que aparecem na forma de pequenos quadrados e retângulos.
Em uma palestra do TED, Hoffman ilustra sua tese ao mostrar um arquivo na área de trabalho de um computador.
“O ícone é azul e retangular e está no canto inferior direito da área de trabalho”, diz ele.
Será que isso significa que, esse mesmo arquivo de texto, que está no computador, é azul, retangular e está no canto inferior direito da tela? É claro que não.
“Se alguém pensar assim, não estaria interpretando corretamente o objetivo da interface.”
“Ela não está ali para lhe mostrar a realidade do computador. Na verdade, ela está ali para esconder essa realidade.”
“Essa é a ideia chave. A evolução nos moldou com as percepções que nos permitem sobreviver.”
“Elas orientam os comportamentos adaptativos. Mas parte disso envolve ocultar de nós as coisas que não precisamos saber.”
“E essa é praticamente toda a realidade, seja ela qual for. Se você tivesse que passar todo esse tempo tentando descobrir como ela é, o tigre devoraria você.”
“De acordo com a evolução por seleção natural, um organismo que vê a realidade como ela é nunca estará mais apto do que um organismo de igual complexidade, que não vê nenhuma realidade, mas está atento apenas à adaptação. Jamais.” [Fonte: Yahoo]

NOTA:

Está Escrito:

Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais chegaram de noite, e cercaram a cidade. E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. E, como desceram a ele, Eliseu orou ao Senhor e disse: Fere, peço-te, esta gente de cegueira. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu. Então Eliseu lhes disse: Não é este o caminho, nem é esta a cidade; segui-me, e guiar-vos-ei ao homem que buscais. E os guiou a Samaria. E sucedeu que, chegando eles a Samaria, disse Eliseu: Ó Senhor, abre a estes os olhos para que vejam. O Senhor lhes abriu os olhos, para que vissem, e eis que estavam no meio de Samaria. 2 Reis 6:14-20

WWW.TEOLOGIAHOJE.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário